sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CONDICIONAMENTO FÍSICO E MENTAL

Definitivamente iniciar uma atividade física não é nada fácil. Primeiro, porque o excesso de atividades que nos propomos a cumprir diariamente faz com que o tempo vá se dissolvendo durante o dia sem percebemos, assim como açúcar em um copo de água.


Todos nós sabemos pelo menos um pouco dos benefícios que uma atividade física pode proporcionar. Prazer, bem-estar psicológico, melhoria de humor e da qualidade do sono, diminuição da ansiedade, das tensões, da depressão e raiva, aumento do vigor, da força física e da autoestima... E a lista não para.
Mas todos estes benefícios são causados pela "prática" de exercícios, ou seja, você precisa praticar, precisa fazer alguma coisa diariamente para começar a sentir estes benefícios.


A fase inicial de adaptação talvez seja uma das mais difíceis, principalmente porque ainda vai levar um bom tempo até que algum dos "baratos" do exercício possa agir sobre seu corpo e mente.
Parece fácil, mas ao iniciar uma atividade física, muita coisa na sua vida vai mudar e tanto o corpo como a mente do ser humano não estão abertos a mudanças tão facilmente. O bom é que é possível amenizar esta fase.
Portanto com alguma disciplina é possível mudar o pensamento e criar um campo energético positivo no seu corpo e ao seu redor, associando as situações de dor ou desconforto a algo bom e prazeroso. Este procedimento é também conhecido como condicionamento mental.

Estabelecer objetivos:

Todas as ações nascem no pensamento em primeiro lugar. Se você resolveu praticar alguma atividade física é porque alguma coisa boa te atraiu, seja retirar alguns quilos da sua silhueta, conhecer um pais caminhando, fazer uma viagem de bicicleta, exibir seu novo peitoral. 
Não importa os motivos, faça uma lista deles. Identifique de tudo que o estimulou a praticar exercício físico. Faça uma lista de tudo e se coloque dentro de cada uma das situações que você imaginar. Ensine a seu cérebro que você é uma nova pessoa.

Materialize seus pensamentos:

Procure fotos na internet, desenhos, livros, depoimentos e qualquer tipo de material que possa ser associado à lista que você escreveu. 
Identifique que aquilo que você pensou como resultado dos seus exercícios não é um sonho, é algo real, muitas pessoas já fizeram antes de você e deixaram a façanha registrada de alguma forma. Você não quer o impossível.

Associe imagens positivas aos novos desafios:

Imagine a cena. São cinco horas da manhã, o despertador anuncia que algum aparelho de academia, pista de corrida ou pedal espera por você nos próximos minutos, mas o sono e as dores do dia anterior o mantém prostrado na cama e mais um dia se vai sem ver uma única gota de suor de seu rosto.

Não adianta nada se a hora do jogo chegar e você não tiver treinado.

Condicione sua mente:

Para condicionar a sua mente, associe todas aquelas imagens que você separou a todas as dores, desconfortos ou preguiça que invadir seu corpo e sua mente durante o dia. Ao associar uma imagem positiva às dificuldades, você vai criar um campo de energia positiva ao seu corpo e às suas rotinas. Isso não significa que seu corpo vai parar de sentir dores ou desconfortos, mas irá associar estas reações físicas ao prazer, criando uma sensação de satisfação ao invés de dor ou incômodo.

Seja disciplinado:

Repetir o mesmo movimento cem vezes serve para condicionar nosso corpo a uma espécie de memória física, possibilitando que seu corpo repita o movimento de modo automático sempre que for estimulado a uma determinada ação. Da mesma maneira, é preciso treinar a mente repetindo pensamentos positivos de maneira construtiva e não negligente.
Todas as vezes que pensar em algo negativo ou desanimador, pense naquelas imagens. treine este procedimento e não se esqueça: sentir dor, sentiu desconforto, pense na imagem positiva. Em pouco tempo seu corpo e sua mente irão agir sozinhos.
Mantenha disciplina de horários;
Regularidade nos treinos e 
Boa alimentação.
Adaptar-se a condição de vida saudável é a melhor benfeitoria que você poderá fazer a si mesmo, aumentando sua saúde, o bem-estar pessoal e da sociedade ao seu redor, como exemplo positivo de superação, fortalecimento físico e enriquecimento mental.


Fonte: Marcelo Sarmento
Revistabicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário